quinta-feira, 28 de junho de 2012

Escolha Portanto a Vida. ( Dt 30,15-20)





                              






                                      Ler Deuteronômio 30,15-20


                                      Conversando com as crianças


  Deus nos criou a sua imagem, mas não nos fez como robozinhos programados para fazer o que esta no nosso chip. Ele nos deu o raciocínio logico e também o livre arbitro, para que façamos nossas  próprias escolhas sejam elas boas ou más, porem ele não nos abandonou a nossa própria sorte, Deus nos mostrou sempre o que era melhor para nós por meio de Profetas e de seu próprio filho Jesus.
  Mesmo hoje com a Bíblia e todo conhecimento deixado, podemos falar com  Deus, no silencio de nossos corações, pela oração dirigida a Ele. Deus é um bom pai que nos escuta e age em nossas vidas e mesmo quando pecamos ele não nos abandona.
  Em nossas vidas sempre em algum momento precisamos escolher entre o bem ou o mal, uma atitude boa nem sempre é mais fácil que uma atitude má, na bondade ha dedicação e entrega e a má escolha quase sempre é fácil e egoísta, mas qual delas te trará a satisfação da paz e a alegria?        Viver com um pecado na consciência não é muito agradável e já quem tem a consciência tranquila vive feliz.
  Nossas escolhas criam situações em nossas vidas. Por exemplo: - Tenho lição de casa para fazer, mas escolhi assistir TV, depois mexer no computador ou jogar vídeo game, mas no outro dia tenho aula logo cedinho. Será que fiz a escolha certa? Ta daí minha mãe pergunta se fiz a tarefa e eu digo que sim para não levar uma bronca. Eu menti! No dia seguinte na minha escola perco um ponto por participação e ganho um bilhete de reclamação para entregar para minha mãe. E aí?   Olha a que ponto já cheguei com minha escolha, mas o que faço agora? Rasgo o bilhete e faço outra péssima escolha, mesmo sabendo que ela pode descobrir a verdade? E a minha consciência e a voz de Deus em meu coração que o tempo todo me aconselhou a escolher o certo, a verdade?


                                   História para Acrescentar ao Tema


                                  COMO VOCÊ LIDA COM A ADVERSIDADE....

     Uma filha se queixou ao pai sobre sua vida e de como as coisas estavam tão difíceis para ela.
Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir de tudo. Estava cansada de lutar e combater. Parecia que assim que um problema estava resolvido um outro surgia.
     Seu pai, um cozinheiro, levou-a até a cozinha dele. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Logo as panelas começaram a ferver. Em uma ele colocou cenouras, em outra colocou ovos e, na última pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma única palavra.
A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo. Cerca de vinte minutos depois, ele apagou as bocas de gás. Pescou as cenouras e as colocou em uma tigela. Retirou os ovos e os colocou em uma tigela. Então coou o café e com uma concha o colocou em uma outra tigela.
     Olhando-a, perguntou: "Querida, o que você está vendo?"
     "Cenouras, ovos e café", ela respondeu.
     Depois, pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias.
     Ele, então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e depois de retirar a casca do mesmo, verificou que o ovo endurecera com a fervura.
     Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao sentir o seu aroma delicioso.
     Ela perguntou humildemente: "O que isto significa pai?"
     Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, água fervendo, mas que cada um reagira de maneira diferente.
     A cenoura entrara forte, firme e inflexível. Mas depois de ter sido submetida à água fervendo, ela amolecera e se tornara frágil.
     Os ovos eram frágeis. Sua casca fina havia protegido o líquido interior. Mas depois de terem sido colocados na água fervendo, seu interior se tornou mais rijo.
     O pó de café, contudo, era incomparável. Depois que fora colocado na água fervente, ele havia mudado a água.
     "Qual deles é você?" ele perguntou a sua filha. "Quando a adversidade bate a sua porta, como você responde? Você é uma cenoura, um ovo ou um pó de café?"

     E você?

     Você é como a cenoura que parece forte, mas com a dor e a adversidade você murcha e se torna frágil e perde sua força?
     Será que você é como o ovo, que começa com um coração maleável? Você teria um espírito maleável, mas depois de alguma perda, uma falência, uma separação, você se tornou mais difícil e duro? Sua casca parece a mesma, mas você está mais amargo e obstinado, com o coração e o espírito endurecidos?
     Ou será que você é como o pó de café? Ele muda a água fervente, para conseguir o máximo de seu sabor, a 100 graus centígrados. Quanto mais quente estiver a água, mais gostoso se torna o café.
     Se você é como o pó de café, quando as coisas se tornam piores, você se torna melhor e faz com que as coisas em torno de você também se tornem melhores.


Sejamos como o café, que transforma  água quente, vamos transformar nossos problemas, aprender com eles e sempre diante das adversidades, ouvir a voz de Deus em nossos corações, confiando que ele nos tornara fortes, porem agradáveis como o  café.



                                                Dinâmica


Para que eles compreendam que é muito importante pensar antes de decidir sobre suas escolhas, peça que se sentem em circulo e passe de mão em mão um cartaz  ou foto impressa com uma figura muito bonita, pode ser a imagem de Jesus com crianças, Maria ou anjos, mas uma bela figura de preferencia colorida para que eles todos admirem e digam o que sentem ao vê-la, depois peça que cada um deles rasgue um pedaço do cartaz. Quando todos tiverem tirado seu pedaço pergunte se alguém sentiu pena de rasgar o belo cartaz, com certeza a resposta sim será maioria. Diga a eles que o cartaz era apenas um pedaço de papel, mas que algumas vezes fazemos isso com a nossa vida, fazemos escolhas impensadas. Então peça que eles refaçam o cartaz  colocando o pedaço cortado de volta, colando com durex ou apenas juntando como quebra-cabeças e pergunte se o cartaz ficou igual, explique que as escolhas erradas que fazemos trazem consequências na nossas vidas.






                      No Caderno que aprendi com a irmã Lourdes a chamar com eles de Diário Espiritual


Peça que façam uma oração espontânea pedindo a Deus que ele os fortaleça nos momentos difíceis de suas vidas.










Material de apoio para esse tema da catequese : -Encontro 10 do livro  "Crescer em Comunhão" volume lll.


Obrigada por sua visita, fique na paz de Deus!















Nenhum comentário:

Postar um comentário