quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ser Igreja ( Mt 16,13-20 )

  Chegando Jesus ao território de Cesareia de Filipe, perguntou aos discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" Disseram: "Uns afirmam que é João Batista, outros que é Elias, outros, ainda, que é Jeremias ou um dos profetas". Então lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro, respondendo, disse: "Tu és o Messias, o filho do Deus vivo". Jesus respondeu-lhe: "Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim meu Pai que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus". Em seguida, recomendou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo.
                  Palavra da Salvação!
                  Glória a Vós Senhor!

                            CONVERSANDO COM AS CRIANÇAS.


 Então aqui estamos nós diante da Ordenação do primeiro Papa, Pedro, e a criação da igreja," a única criada por Deus,"  todas as outras igrejas do planeta foram criadas por homens humanos, iguais a eu e vocês, homens pecadores.
  No texto Jesus pergunta a Pedro "Quem dizeis que sou eu?" a que Pedro responde"Tu és o Messias, o filho do Deus vivo..."Diante dessa profissão de fé de Pedro, o primeiro a anunciar Jesus como Messias, Jesus confirma a Santidade de Deus, na fé de Pedro, escolhido para ser o chefe da igreja Católica.
  Vejam bem a importância da igreja Católica, ela é uma comunidade de pessoas que acreditam e amam a Deus e não apenas uma construção que se chama igreja, até porque a construção vazia nada mais é que só um lugar. Pensem bem! Se a comunidade que somos Nós, somos a igreja a responsabilidade de sermos uma boa igreja depende de sermos uma boa comunidade e assim cada um tem seu papel, desde os padres e religiosos que entregam suas vidas ao trabalho religioso, as famílias que rezam e vão juntas a missa, as pessoas que participam das pastorais e projetos da igreja, até vocês crianças que abrem seus coraçõezinhos  para guardar o que aprendem de Jesus na catequese, vocês são igreja quando demostram sua fé como fez Pedro no texto.
  Então sejamos igreja e façamos da nossa igreja Deus puro e vivo em nossas vidas.


                                 Uma linda História para complementar o encontro.
                                   


 


Um amigo chamado Jesus
Um padre passeava pela sua igreja, ao meio-dia,
quando decidiu fazer uma pausa e observar do altar as pessoas que entravam para orar.

Em seguida, a porta se abriu e um homem adentrou pelo corredor central.

O padre franziu a testa, enquanto o olhava e notava que não se barbeava há algum tempo.

Sua camisa estava esfarrapada e o casaco que usava estava bastante surrado.

O homem se ajoelhou, inclinou sua cabeça, depois se levantou e foi embora.

Nos dias seguintes, sempre ao meio-dia, a mesma rotina se repetia.

Cada vez que se ajoelhava por alguns instantes, deixava de lado a marmita com o seu almoço.

A curiosidade do padre crescia, e também um receio de que fosse um assaltante.

Decidiu aproximar-se dele e lhe perguntar:

- O que faz aqui?

O velho homem disse que trabalhava numa fábrica, em um outro bairro da cidade. O almoço havia sido há meia hora atrás e ele reservava o tempo restante para orar e, assim, encontrar força e poder para enfrentar as labutas da vida.

- Eu fico apenas alguns momentos, entende, porque a fábrica fica muito longe daqui. Enquanto estou aqui, ajoelhado, conversando com o Senhor, é como se Lhe dissesse: - "Eu vim novamente aqui, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tormanos amigos e o Senhor me livrou dos meus pecados.

Não sei bem como devo orar, mas eu penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje estou aqui, Jim, só checando.

O padre, sentindo-se um tolo, disse a Jim que estava tudo bem. Ele disse ao homem que ele era bem-vindo e poderia vir à igreja e orar, sempre que desejasse.

- É hora de ir - disse Jim, sorrindo. Agradeceu e dirigiu-se apressadamente para a porta.

O padre se ajoelhou diante do altar, como nunca havia feito antes.

Seu frio coração se derreteu, aquecido pelo amor, e ali teve um encontro com Jesus. Enquanto lágrimas escorriam por seu rosto, em seu coração, ele repetiu a oração do velho Jim:

- Eu vim novamente aqui, Senhor, pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido, desde que nos tornamos amigos e o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar, mas penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje aqui estou eu, só checando. 


Um dia, quando passou o meio-dia, o padre notou que o velho Jim não havia vindo. Percebendo que sua ausência se estendeu pelos dias seguintes, começou a ficar preocupado.

Na fábrica, perguntou por ele, descobrindo que estava enfermo. A enfermaria do hospital estava cheia, mas arranjaram uma vaga para
ele.

Durante a semana em que Jim esteve com eles, mudou a rotina da enfermaria. Seu sorriso e sua alegria eram contagiantes. Divertir e alegrar as pessoas era o seu prêmio. A chefe das enfermeiras, contudo, não pôde entender porque um homem tão gentil e simpático como Jim não recebia flores, telefonemas ou cartões de amigos ou parentes, nem mesmo a visita de alguém.

Ao encontrá-lo, o padre se colocou ao lado de sua cama, quando Jim ouviu o comentário da
enfermeira:

- Nenhum amigo veio pra mostrar que se importa com ele. Ele não deve ter ninguém com quem contar. Parecendo surpreso, o velho Jim virou-se para o padre e disse com um largo sorriso:

- A enfermeira está enganada, ela não sabe, mas durante todos os dias em que estive aqui, ao meio-dia, Ele está aqui, um querido Amigo meu, que Se senta bem junto a mim, segura a minha mão, se inclina em minha direção e me diz: "Eu vim só pra lhe dizer, Jim, quão feliz eu sou desde que nos tornamos amigos e eu o livrei de seus pecados. Eu amo ouví-lo quando você ora e penso em você todos os dias. Assim, estou hoje aqui, Jesus, só checando.

Jesus disse, "Se vós tendes vergonha de mim, também me envergonharei de vós diante do meu Pai."

Jesus é sempre o melhor amigo! 

Dinâmica dos balões. 

Dinâmica ser igreja

Material: 1 bola inflável para cada participante.
 Entregar uma bexiga a cada criança e pedir pra que eles brinquem com as bolas, mas não as deixem cair. Ir tirando, devagar, um a um do círculo, e perceber como aumenta a dificuldade dos últimos para deixar tantas bexigas no ar. 
 Depois de terminada a dinâmica, incentivar o debate e explicar que a igreja está dentro de cada um, e que todos devem participar, pois cada um tem um lugar especial na  igreja. A igreja, assim como as bexigas não podem se sustentar no ar, isto é, de pé, sozinha ou com poucas pessoas, ela precisa de todos nós.
 Cada um de nós é responsável pelo andamento da Igreja. Lembrando sempre que ambos são corpo de Cristo.


                                        ATIVIDADE:

Quais são na sua opinião as coisas boas que você vê  na igreja?

Façamos uma oração pela nossa igreja.


Que Deus abençoe nossas igrejas e comunidades por todo o mundo. 






Obrigada pela sua visita, seja sempre bem vindo e fique com Deus!



5 comentários:

  1. Amei a explicação e vou fazer esta dinâmica.. Simples, mas bem fácil para as crianças entenderem.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, principalmente a história que li, evangelizar é preciso..

    ResponderExcluir
  3. LINDO SEU BLOG. AMEI A HISTÓRIA DO JIM

    ResponderExcluir
  4. Parabéns lindo o contexto do blog.

    ResponderExcluir