sexta-feira, 25 de maio de 2012

Eucaristia (1Cor11,23-29 )







 Ele pediu: "Fazei isso em memória de mim"...E assim fizeram os discípulos, celebrando missas nas 1º Comunidades e também assim nossos Padres, Bispos e o Papa até hoje o fazem.
  Através da Eucaristia, herança que Jesus nos deixou, ele se mostra presente ao nosso lado e se faz alimento para nos dar forças para continuar, a cada missa que participamos nós recebemos o Cristo vivo em Eucaristia e assim nunca estamos sozinhos, mas precisamos nos preparar para esse sacramento maravilhoso, pois como aprendemos a hóstia é o corpo de Cristo, o próprio Santíssimo, então não se trata apenas de entrar na fila da Comunhão e usando as mãos de forma correta, receber a hóstia consagrada e pronto. O próprio texto Bíblico que vimos nos alerta para nos prepararmos para receber o Cristo na Eucaristia,, para isso devemos nos comportar com respeito na missa, realmente atentos ao que o Padre diz, ao Evangelho e as orações. Atentos a hora de se sentar, levantar e ajoelhar-se, lembrando de onde estamos e porque estamos na missa. Daí então receber na Eucaristia o Cristo para estarmos unidos a ele do mesmo modo que o alimento se une ao nosso corpo.
  Um Exemplo lindo de Fé na Eucaristia foi o de São Francisco Xavier que quando segurava a hóstia, quando tinha em suas mãos o corpo de Cristo, ele se colocava de joelhos para entregar aos fieis, em respeito e Louvor ao Cristo. Então crianças, tenham consciência da importância do Sacramento da Eucaristia e sejam merecedores desse presente. 


                                   Dinâmica


  Procure explicar as crianças como devemos nos comportar durante a entrega do Cristo desde o momento em que se fica na fila, até a Benção  Final da Missa, como posicionar as mãos, o amem. Mas faça isso organizando todos numa fila onde você será o Padre e avalie cada um, corrigindo de forma gentil seus equívocos.


  Aproveite para falar também sobre a origem da Celebração do Corpus Christi, se achar interessante tenho aqui um ótimo texto.

                                       
                           Como surgiu a Festa de Corpus Christi

No século XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra do sacramento da Eucaristia. 

Aconteceu, porém, no ano de 1263 um padre da Boemia, Alemanha, que tinha dúvidas sobre a presença real de Jesus na Eucaristia, presenciou um milagre. 

Durante uma viagem que fazia à Itália, celebrou a Missa no túmulo de Santa Cristina na cidade de Bolsena. No momento da consagração viu escorrer sangue da Hóstia Consagrada banhando o corporal. O sacerdote impressionado, correu até a cidade de Orvieto, onde morava o Papa Urbano IV, que enviou a Bolsena um bispo para ter a certeza do ocorrido e levar até ele o tecido ensangüentado.

Não suportando a espera, o Pontífice foi ao encontro do Bispo para ver o corporal  e eles se  encontraram na ponte do sol. 

Em 11 de agosto de 1264, o Papa Urbano IV proclamou a bula "Transiturus", que instituía para todo o cristianismo a Festa de Corpus Christi.  Algumas semanas antes de pronunciar este importante ato, no dia 19 de julho, o Papa junto com alguns cardeais e uma multidão de fiéis, fizeram uma solene procissão pelas ruas da cidade levando o corporal manchado de  Sangue. Esta foi a primeira procissão de Corpus Christi.
A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.
A celebração normalmente tem início com a Santa Missa, seguida pela procissão pelas ruas da cidade, que se encerra com a benção do Santíssimo. 
Todo católico deve participar dessa procissão por ser a mais importante de todas que acontecem durante o ano, pois é a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade.

Atividade no Caderno

Como vocês estão se preparando para a Primeira Comunhão?

Mais uma vez e sempre eu agradeço por sua visita, super beijo e fiquem com Deus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário