quarta-feira, 30 de maio de 2012

Batismo ( Mt 28, 16-20 )


  



 Quando somos Batizados recebemos a nossa carteira de identificação Cristã, no batismo somos apresentados como Cristãos a comunidade Católica, com o direito de participar na Sagrada Eucaristia e a receber os demais sacramentos, sem ser batizado não se pode receber nenhum outro sacramento.
  Sacramentos são os sinais do amor de Deus, na verdade são o próprio Deus nos sinais, como por exemplo, a Hóstia Consagrada da Eucaristia que é o corpo de Cristo. Os Sacramentos marcam as varias fases da vida de quem crê em Jesus e o Batismo é o primeiro deles.
  No Batismo de Jesus O próprio João Batista fica surpreso ao ver o Cristo que lhe pede que o batize e ele diz a Jesus: Eu é que deveria ser batizado por ti...
  Jesus mesmo sem pecados deseja ser batizado para ser assim em tudo semelhante ao homem, menos no pecado e neste momento o céu se abre o Espirto Santo desce em forma de pomba e faz se ouvir uma voz que vem do céu: -  ‘Eis meu filho muito amado em quem ponho minha afeição, então a partir do seu batismo no rio Jordão o batismo se torna um Sacramento, deixado por Cristo a nós, mais um presente.
  No texto Bíblico que lemos hoje Jesus mesmo afirma que o Batismo é necessário para a salvação”. Tanto é verdade que Ele ordenou a seus Discípulos que anunciassem o Evangelho e batizassem todas as nações conforme está escrito no Novo Testamento (Mt 28, 18-20).

                                    Dinamizando o encontro:

        Todo nome na Bíblia tem um significado.

  Exemplo: Jesus (Deus salvador) Maria (querida do povo) João (Deus é favorável).
Distribua crachás comuns ou em formato de coração, ou outro formato que preferir e peça para as crianças colocarem seus nomes e uma qualidade que elas queiram acrescentar ao nome, dê a elas alguns exemplos.
  Fale da importância de cada uma delas para Deus e que ele as conhece a cada uma pelo nome, lembre-as de que no Batismo elas são apresentadas pelo próprio nome como Cristãs para a comunidade Católica, peça que prendam esse crachá na roupa durante todo encontro para representar a nossa importância na igreja e no amor de Deus.

                           Dinâmica                                                                                                  

  Separe as crianças em 5 grupos:

  Dê a cada grupo um cartão com um dos símbolos do Sacramento do Batismo e seu significado, peça que cada grupo tente explicar com suas palavra o que significa, mostrando como é realizado na cerimonia do Batismo e para isso seria interessante levar para as crianças esses símbolos ( água, vela, óleo, veste branca e um crucifixo) e entregar junto com cartões para eles dinamizarem a sua explicação. Por fim e também como parte da tarefa de cada grupo peça que todos os integrantes do grupo façam cada um sua oração pelo fortalecimento do Batismo em suas vidas e que o próprio grupo escolha o melhor para ser lido, mas todos devem fazer sua oração no seu caderno.

                                 CARTÕES

*Sinal da Cruz - É o primeiro sinal dos símbolos usados na cerimonia do Batismo. O sinal da cruz e traçado na fronte da pessoa a ser batizada adulta ou criança, pelo padre, os pais e os padrinhos. A Cruz é o maior simbolo dos Cristianismo , pois ela nos lembra o motivo da nossa salvação que foi a morte de Cristo.
*Água - Simboliza purificação e vida nova. A água batismal nos lava do pecado original e nos torna filhos de Deus e membros da Igreja. A água é sinal da graça de Deus, que nos purifica totalmente.
*Vela - que acesa no círio pascal, significa que Cristo iluminou o récem-batizado, que com a vela acessa, na alma da criança, foi acessa uma nova luz, luz de graça e de fé, que deve ser conservada até o fim de sua vida com ajuda dos pais e padrinhos.



*Veste Branca -Expressa a pureza, a vida nova que recebemos no batismo e que agora vamos viver. Sinaliza que o batizado “vestiu-se de Cristo”, o que equivale a dizer que ressuscitou com Cristo.

* Óleo - Assim como o óleo penetra na pele da criança, Cristo penetra na vida da pessoa, em especial no seu coração (a unção é feita no peito), fortalecendo o 
ungido na luta contra o mal.









Obrigada por sua visita, fique com Deus!







sexta-feira, 25 de maio de 2012

Eucaristia (1Cor11,23-29 )







 Ele pediu: "Fazei isso em memória de mim"...E assim fizeram os discípulos, celebrando missas nas 1º Comunidades e também assim nossos Padres, Bispos e o Papa até hoje o fazem.
  Através da Eucaristia, herança que Jesus nos deixou, ele se mostra presente ao nosso lado e se faz alimento para nos dar forças para continuar, a cada missa que participamos nós recebemos o Cristo vivo em Eucaristia e assim nunca estamos sozinhos, mas precisamos nos preparar para esse sacramento maravilhoso, pois como aprendemos a hóstia é o corpo de Cristo, o próprio Santíssimo, então não se trata apenas de entrar na fila da Comunhão e usando as mãos de forma correta, receber a hóstia consagrada e pronto. O próprio texto Bíblico que vimos nos alerta para nos prepararmos para receber o Cristo na Eucaristia,, para isso devemos nos comportar com respeito na missa, realmente atentos ao que o Padre diz, ao Evangelho e as orações. Atentos a hora de se sentar, levantar e ajoelhar-se, lembrando de onde estamos e porque estamos na missa. Daí então receber na Eucaristia o Cristo para estarmos unidos a ele do mesmo modo que o alimento se une ao nosso corpo.
  Um Exemplo lindo de Fé na Eucaristia foi o de São Francisco Xavier que quando segurava a hóstia, quando tinha em suas mãos o corpo de Cristo, ele se colocava de joelhos para entregar aos fieis, em respeito e Louvor ao Cristo. Então crianças, tenham consciência da importância do Sacramento da Eucaristia e sejam merecedores desse presente. 


                                   Dinâmica


  Procure explicar as crianças como devemos nos comportar durante a entrega do Cristo desde o momento em que se fica na fila, até a Benção  Final da Missa, como posicionar as mãos, o amem. Mas faça isso organizando todos numa fila onde você será o Padre e avalie cada um, corrigindo de forma gentil seus equívocos.


  Aproveite para falar também sobre a origem da Celebração do Corpus Christi, se achar interessante tenho aqui um ótimo texto.

                                       
                           Como surgiu a Festa de Corpus Christi

No século XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra do sacramento da Eucaristia. 

Aconteceu, porém, no ano de 1263 um padre da Boemia, Alemanha, que tinha dúvidas sobre a presença real de Jesus na Eucaristia, presenciou um milagre. 

Durante uma viagem que fazia à Itália, celebrou a Missa no túmulo de Santa Cristina na cidade de Bolsena. No momento da consagração viu escorrer sangue da Hóstia Consagrada banhando o corporal. O sacerdote impressionado, correu até a cidade de Orvieto, onde morava o Papa Urbano IV, que enviou a Bolsena um bispo para ter a certeza do ocorrido e levar até ele o tecido ensangüentado.

Não suportando a espera, o Pontífice foi ao encontro do Bispo para ver o corporal  e eles se  encontraram na ponte do sol. 

Em 11 de agosto de 1264, o Papa Urbano IV proclamou a bula "Transiturus", que instituía para todo o cristianismo a Festa de Corpus Christi.  Algumas semanas antes de pronunciar este importante ato, no dia 19 de julho, o Papa junto com alguns cardeais e uma multidão de fiéis, fizeram uma solene procissão pelas ruas da cidade levando o corporal manchado de  Sangue. Esta foi a primeira procissão de Corpus Christi.
A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.
A celebração normalmente tem início com a Santa Missa, seguida pela procissão pelas ruas da cidade, que se encerra com a benção do Santíssimo. 
Todo católico deve participar dessa procissão por ser a mais importante de todas que acontecem durante o ano, pois é a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade.

Atividade no Caderno

Como vocês estão se preparando para a Primeira Comunhão?

Mais uma vez e sempre eu agradeço por sua visita, super beijo e fiquem com Deus!


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ser Igreja ( Mt 16,13-20 )

  Chegando Jesus ao território de Cesareia de Filipe, perguntou aos discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" Disseram: "Uns afirmam que é João Batista, outros que é Elias, outros, ainda, que é Jeremias ou um dos profetas". Então lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro, respondendo, disse: "Tu és o Messias, o filho do Deus vivo". Jesus respondeu-lhe: "Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim meu Pai que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus". Em seguida, recomendou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo.
                  Palavra da Salvação!
                  Glória a Vós Senhor!

                            CONVERSANDO COM AS CRIANÇAS.


 Então aqui estamos nós diante da Ordenação do primeiro Papa, Pedro, e a criação da igreja," a única criada por Deus,"  todas as outras igrejas do planeta foram criadas por homens humanos, iguais a eu e vocês, homens pecadores.
  No texto Jesus pergunta a Pedro "Quem dizeis que sou eu?" a que Pedro responde"Tu és o Messias, o filho do Deus vivo..."Diante dessa profissão de fé de Pedro, o primeiro a anunciar Jesus como Messias, Jesus confirma a Santidade de Deus, na fé de Pedro, escolhido para ser o chefe da igreja Católica.
  Vejam bem a importância da igreja Católica, ela é uma comunidade de pessoas que acreditam e amam a Deus e não apenas uma construção que se chama igreja, até porque a construção vazia nada mais é que só um lugar. Pensem bem! Se a comunidade que somos Nós, somos a igreja a responsabilidade de sermos uma boa igreja depende de sermos uma boa comunidade e assim cada um tem seu papel, desde os padres e religiosos que entregam suas vidas ao trabalho religioso, as famílias que rezam e vão juntas a missa, as pessoas que participam das pastorais e projetos da igreja, até vocês crianças que abrem seus coraçõezinhos  para guardar o que aprendem de Jesus na catequese, vocês são igreja quando demostram sua fé como fez Pedro no texto.
  Então sejamos igreja e façamos da nossa igreja Deus puro e vivo em nossas vidas.


                                 Uma linda História para complementar o encontro.
                                   


 


Um amigo chamado Jesus
Um padre passeava pela sua igreja, ao meio-dia,
quando decidiu fazer uma pausa e observar do altar as pessoas que entravam para orar.

Em seguida, a porta se abriu e um homem adentrou pelo corredor central.

O padre franziu a testa, enquanto o olhava e notava que não se barbeava há algum tempo.

Sua camisa estava esfarrapada e o casaco que usava estava bastante surrado.

O homem se ajoelhou, inclinou sua cabeça, depois se levantou e foi embora.

Nos dias seguintes, sempre ao meio-dia, a mesma rotina se repetia.

Cada vez que se ajoelhava por alguns instantes, deixava de lado a marmita com o seu almoço.

A curiosidade do padre crescia, e também um receio de que fosse um assaltante.

Decidiu aproximar-se dele e lhe perguntar:

- O que faz aqui?

O velho homem disse que trabalhava numa fábrica, em um outro bairro da cidade. O almoço havia sido há meia hora atrás e ele reservava o tempo restante para orar e, assim, encontrar força e poder para enfrentar as labutas da vida.

- Eu fico apenas alguns momentos, entende, porque a fábrica fica muito longe daqui. Enquanto estou aqui, ajoelhado, conversando com o Senhor, é como se Lhe dissesse: - "Eu vim novamente aqui, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tormanos amigos e o Senhor me livrou dos meus pecados.

Não sei bem como devo orar, mas eu penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje estou aqui, Jim, só checando.

O padre, sentindo-se um tolo, disse a Jim que estava tudo bem. Ele disse ao homem que ele era bem-vindo e poderia vir à igreja e orar, sempre que desejasse.

- É hora de ir - disse Jim, sorrindo. Agradeceu e dirigiu-se apressadamente para a porta.

O padre se ajoelhou diante do altar, como nunca havia feito antes.

Seu frio coração se derreteu, aquecido pelo amor, e ali teve um encontro com Jesus. Enquanto lágrimas escorriam por seu rosto, em seu coração, ele repetiu a oração do velho Jim:

- Eu vim novamente aqui, Senhor, pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido, desde que nos tornamos amigos e o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar, mas penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje aqui estou eu, só checando. 


Um dia, quando passou o meio-dia, o padre notou que o velho Jim não havia vindo. Percebendo que sua ausência se estendeu pelos dias seguintes, começou a ficar preocupado.

Na fábrica, perguntou por ele, descobrindo que estava enfermo. A enfermaria do hospital estava cheia, mas arranjaram uma vaga para
ele.

Durante a semana em que Jim esteve com eles, mudou a rotina da enfermaria. Seu sorriso e sua alegria eram contagiantes. Divertir e alegrar as pessoas era o seu prêmio. A chefe das enfermeiras, contudo, não pôde entender porque um homem tão gentil e simpático como Jim não recebia flores, telefonemas ou cartões de amigos ou parentes, nem mesmo a visita de alguém.

Ao encontrá-lo, o padre se colocou ao lado de sua cama, quando Jim ouviu o comentário da
enfermeira:

- Nenhum amigo veio pra mostrar que se importa com ele. Ele não deve ter ninguém com quem contar. Parecendo surpreso, o velho Jim virou-se para o padre e disse com um largo sorriso:

- A enfermeira está enganada, ela não sabe, mas durante todos os dias em que estive aqui, ao meio-dia, Ele está aqui, um querido Amigo meu, que Se senta bem junto a mim, segura a minha mão, se inclina em minha direção e me diz: "Eu vim só pra lhe dizer, Jim, quão feliz eu sou desde que nos tornamos amigos e eu o livrei de seus pecados. Eu amo ouví-lo quando você ora e penso em você todos os dias. Assim, estou hoje aqui, Jesus, só checando.

Jesus disse, "Se vós tendes vergonha de mim, também me envergonharei de vós diante do meu Pai."

Jesus é sempre o melhor amigo! 

Dinâmica dos balões. 

Dinâmica ser igreja

Material: 1 bola inflável para cada participante.
 Entregar uma bexiga a cada criança e pedir pra que eles brinquem com as bolas, mas não as deixem cair. Ir tirando, devagar, um a um do círculo, e perceber como aumenta a dificuldade dos últimos para deixar tantas bexigas no ar. 
 Depois de terminada a dinâmica, incentivar o debate e explicar que a igreja está dentro de cada um, e que todos devem participar, pois cada um tem um lugar especial na  igreja. A igreja, assim como as bexigas não podem se sustentar no ar, isto é, de pé, sozinha ou com poucas pessoas, ela precisa de todos nós.
 Cada um de nós é responsável pelo andamento da Igreja. Lembrando sempre que ambos são corpo de Cristo.


                                        ATIVIDADE:

Quais são na sua opinião as coisas boas que você vê  na igreja?

Façamos uma oração pela nossa igreja.


Que Deus abençoe nossas igrejas e comunidades por todo o mundo. 






Obrigada pela sua visita, seja sempre bem vindo e fique com Deus!



segunda-feira, 14 de maio de 2012

Teatro do Dia das Mães na Missa Infantil


  Nosso Teatrinho foi um sucesso, fez mães rirem e fez mães chorarem também, fica postado no Blog como modelo, bjs!

                                 TEATRO

Nossos Personagens: a mãe: Kamilla e 6 filhos: -Hugo, Ana, Andressa, Gabriel, João, Gigi
Mãe entra varrendo e cantando e diz:
 
MÃE – Oba! Hoje é o dia das mães! É meu dia especial!

Hugo – Oi mãe?
 
Mãe - Oi Querido!

Hugo – Tenho uma coisa pra te dar?
 
Mãe –  Ah não precisava querido!
 
Hugo - Toma ai a minha camisa suja, o jogo foi no barro, foi mau...

MÃE – Ele esqueceu do dia das mães. Será possível?

Ana – Oi mãe!

MÃE – Tem alguma coisa pra me dizer filha?

Ana– Tenho.
 
Mãe – Pode falar meu anjo!
 
 Ana- me dá cinco reais?

MÃE – Eu não tenho.

Ana – Tem sim.

MÃE – Não tenho.

Ana– Tem sim. Me dá por favor!

MÃE – Não.

Ana – você só gosta dos meus irmãos eu nunca ganho nada!

MÃE – Ta bom!

Ana – Brigado, mãezinha linda! Te amo!

MÃE – Mais uma que esqueceu do dia das mães. 

Andressa  – Mamãe o Gabriel  me bateu.

Gabriel – Mentira mamãe. Foi a Andressa quem me Bateu.

Andressa – Ele me chamou de burra.

Gabriel – E ela me chamou de asno.

Andressa– Mentira dele.

Gabriel – Por falar nisso o que é asno?

Andressa – Asno é você!

Gabriel – Não sou não, sua baixinha!

Andressa - Vou te mostrar quem é baixinha!

Gabriel – Então vem!
(A mãe separa os dois)

MÃE – Já chega! Os dois estão de castigo. Já pro quarto!

João – E ai coroa?( ele esta com fone de ouvido)

MÃE – Olha o respeito menino!

João - Fica fria mãe! O quê que você vai fazer de almoço hoje?

MÃE – Hoje eu vou fazer uma comida muito gostosa. Por que hoje é um dia muito especial?

João - Aí sim hein coroa!

MÃE – Ninguém se lembrou do meu dia...

Gigi – Oi mamãe?

MÃE – Oi minha filhinha.

Gigi - queria te dizer uma coisa.
 
Mãe - Fala querida!

Gigi - eu não esqueci.

MÃE – Até que enfim que alguém se lembrou.

Gigi - Você me deve 10 reais de mesada.

MÃE – Ta aqui!
 
Gigi – Valeu Mamis!

MÃE – Ninguém lembrou que hoje é o dia das mães. 6 filhos e todos se esqueceram.( mamãe se senta e cobre o rosto triste.)
 
Hugo – você está sentindo alguma dor mamãe?
 
Mãe _ Estou bem querido! ( mãe sai de cena)
 
Hugo – O que deixou a minha mãe assim?
 
Hugo - hei pessoal chega aí!( chama os irmão )
 
João – Que foi?
 
Hugo – Vocês perceberam que a nossa mãe tah triste?
 
Andressa – não, ela está?
 
Hugo – eu a vi chorando
 
Gabriel – será que hoje é aniversário dela e a gente esqueceu?
 
João – não o aniversário dela será mês que vem, é dois dias depois do meu.
 
Luana – espera vou olhar o calendário do meu celular. Nossa gente hj é dia das mães!!!
 
Gigi – coitada da mamãe! Toh me sentindo péssima!
 
Gabriel – Imagine ela então como deve estar se sentindo?
 
Hugo – Temos que comprar um presente tão especial quanto ela.
 
Gigi – Ai e eu preocupada com a minha mesada, toma pode usar no presente. (entrega o dinheiro)
 
Ana – fui tão egoísta, fica com o meu também.
 
Gabriel – Ela é tão boazinha pra mim e eu fui desobediente tantas vezes, vamos comprar um perfume bem cheiroso pra ela.
 
Andressa –Não! Tem que ser alguma coisa que mostre que nos arrependemos das vezes que nós a magoamos
 
João – E isso existe?
 
Hugo – Vamos procurar.
 
Mãe – Mas onde essas crianças foram já está quase na hora do almoço?
 
(crianças chegam trazendo uma Nossa Senhora de presente)
 
Todos os filhos - Parabéns mamãe!
 
Mãe – Vocês lembraram!
 
Gabriel – Estávamos procurando um presente para dar pra senhora!
 
Mãe – mas vocês são o meu maior presente que Deus me deu!
 
Gigi – mas tinha que ser alguma coisa que mostrasse o quanto nós te amamos
 
Hugo – Alguma coisa que mostrasse nosso arrependimento pelas vezes que não fomos bons filhos.
 
Andressa – E como você sempre pede a Nossa Senhora por nós.
 
João – Queremos pedir que ela te proteja.
 
Ana – E te dê muita, mas muita saúde pra nos agüentar!
 
Mãe – Esse sim é o melhor presente que uma mãe poderia ganhar!
 






   Desculpa Pessoal, minha máquina está meio detonadinha e as fotos não ficaram muito boas, mas acho que deu pra ter uma ideia de como foi.
 Obrigada pela sua visita, Fiquem com Deus!



quarta-feira, 9 de maio de 2012

Celebração a Nossa Senhora na Catequese.


                  




                     Olá Povo de Deus!

  Na minha Paróquia a Nossa Senhora de Lurdes e São Judas Tadeu, estamos preparando uma Celebração e Coroação a Nossa Senhora na catequese. Para fortalecer o amor das crianças pela Mãezinha do Céu, lembrando sua vida e seu amor.
                    Ambientação.

  Preparar uma mesa com algumas imagens de varias Nossas Senhoras, vela, rosário e flores, claro. 
  Pedir que todos as crianças participem da Celebração, cada uma na sua vez irá ler um trechinho da celebração que deve ser distribuída a cada criança presente, pedir também que deixem o texto Bíblico já marcado e escolha quem ira ler, escolha as crianças que querem fazer a encenação, pode ser feita duas vezes, se forem muitas e se preciso para não haver injustiças sorteie duas crianças para coroação de Nossa Senhora ao final, convide outras turmas para fazer a Celebração com você. O mais legal é deixar tudo definido e preparado para a Celebração correr bem.

                   CELEBRAÇÃO DE NOSSA SENHORA

 Animador - Nesta Celebração, a alegria se faz presente na anunciação do anjo e no “Sim” de Maria, pelo qual o mistério divino pôde ser revelado. A promessa de Deus se torna concreta no seio da Virgem Maria. Ela é a morada preparada e escolhida por Deus.

Catequista – Vamos nos alegrar com a presença de Nossa Senhora em nossas vidas, pedindo que ela nos ouça e guarde, no seu coração de mãe, o que sentimos e dizemos. Vamos saudar Nossa Senhora rezando: (em pé)
TODOS – Ave Maria...

Animador Quando pensamos em Maria, lembramos de Jesus, como filhos que somos, assim como ela acompanhou Jesus desde os primeiros passos e esteve presente ao seu lado por toda sua vida, ela está nos nossos, desde pequenos nós católicos aprendemos a ver com carinho, respeito e amor a nossa Mãezinha do Céu, nossa intercessora junto a Cristo, nossa advogada de defesa tão querida.
  Maria era uma mulher comum, porem era uma mulher humilde, generosa e de muita fé e ela foi escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus.

  Catequista - Nossa Senhora aceitou participar de um importante segredo de Deus, ou seja, carregar em seu ventre o filho de Deus, Jesus, colaborando, assim, no seu Projeto de Amor para a humanidade. Vamos ler o que nos conta a Bíblia. Lc 1,26-38 (Peça  para que uma criança leia ou como eu costumo fazer divida em dois versículos para  cada um e depois leia novamente você também)

 Leitor – Maria menina de Nazaré, guardava no coração um lindo sonho, o desejo de todo o seu povo:

 Leitor –O Messias Salvador virá!

 Animador Seus pais Joaquim e Ana, ensinaram a Maria que DEUS, JAVÉ, prometeu enviar um Salvador.Javé era o nome de Deus no Antigo Testamento. Significa “Aquele que é”.

 Leitor – Maria tinha um profundo amor ao Deus Javé.

 Leitor – Maria guardava em seu coração a certeza de que Deus cumpre o que promete. E repetia o clamor ao seu povo:

 Leitor – Que a terra se abra ao amor e germine o Deus Salvador!

 Catequista – Deus olhou para Maria e viu nela o jeito de realizar o seu sonho. Agora através da encenação do Evangelho da anunciação vamos compreender como isso aconteceu.r ( Prepare um texto pequeno com a Anunciação a Maria da Aparição do Anjo ao Sim de Maria, os personagens: - Maria e o Anjo Gabriel. Você pode entregar o pequeno texto para que leiam ou ditar as palavras).

  Retome o encontro cantando uma musica de louvor a Maria de sua escolha.

 Animador O Espírito Santo agiu em Maria e mudou o rumo de sua vida.

 Catequista - Vamos nos lembrar dos diversos nomes de Nossa Senhora e cada vez que alguém lembrar de um nome todos dizem “rogai por nós”.

 Animador – Maria foi capaz de responder “Sim” porque sabia ouvir Deus falar no silencio do seu coração.Agora façamos no silencio do nosso coração uma oração a Maria agradecendo pelo seu Sim  e por sua proteção.

 Catequista – Maria recebeu a visita do Anjo e entrou no segredo de Deus. Mas não ficou parada. Lembrou-se do que o anjo tinha dito:

 Leitor – Olha!Tua prima Isabel é idosa. Era estéril e vai ter um filho.

 Leitor –Ela está no sexto mês por que para Deus nada  é impossível.

 Animador Maria pensou:

 Leitor – Isabel minha prima é mulher que tem a sabedoria das coisas de Deus. Ela vai me ajudar a compreender as palavras do anjo. Ela esta precisando de ajuda.

Leitor –Maria saiu de pressa de casa indo para a casa de Isabel.

 Catequista – Isabel morava bem longe de Nazaré, mas Maria não teve medo ou preguiça e foi ao encontro de sua prima. Como é bonito pensar em Nossa Senhora indo prestar serviço a quem precisava de ajuda.

 Leitor - Seguindo o exemplo de Maria vou prestar serviço a quem estiver precisando de minha ajuda.

 Animador - Chegando a casa de Isabel, Maria cumprimentou-a. A criança que Isabel esperava pulou no seu ventre.

 Leitor – Então Isabel, cheia do Espírito Santo disse:

TODOS – Bendita és tu entre as mulheres!

 Leitor – Bendizendo Maria, Isabel percebeu que ela havia entrado no segredo de Deus.

TODOS – Bendita és tu entre as mulheres!

 Catequista – Nossa Senhora é bendita porque, cheia de Graça, foi capaz de colocar toda a sua vida para que o plano de Deus se realizasse revelando-nos que Deus esta com ela e com todos os pobres, os necessitados.

TODOS – Bendita és tu entre as mulheres!

 Animador – Vamos oferecer flores a Nossa Senhora, pedindo proteção para a igreja, para nossa comunidade, nossa família. Que Nossa Senhora nos ensine a ouvir Deus em nossos corações e nos ensine como ajudar, servindo as pessoas que estão a nossa volta.

 Catequista – Rezemos juntos o Magnificat, narrado por Lc 1,47-55.Está é a oração de Maria, que louva a Deus pelas maravilhas que ele fez na vida dela.
                             
                                 BENÇÃO FINAL

TODOS – Nossa Senhora que por tua intercessão junto a Jesus. 
                Ele nos abençoe nos guarde e nos dê forças
                Para anunciá-lo a quem não o conhece. 
                Amem!


  Convide as crianças para que se coloquem de frente da imagem de Nossa Senhora a ser coroada e cantando, em seguida  agradeça a Deus por ter escolhido Maria para ser a Mãe do Salvador e presente para os Cristãos, agradeça a Maria pelo sim que nos apresentou o Cristo, reze a oração do Pai Nosso e uma Salve Rainha.


 Está celebração foi baseada no livro Crescer em Comunhão, Volume lll da Editora Vozes, encontrado também nas Edições Paulinas.


Mais uma vez Agradeço de Coração a sua visita e espero que você tenha encontrado no meu Blog o que você procurava, fique com Deus!