quarta-feira, 25 de abril de 2012

O Bom Pastor (JO 10,11-18 )



  “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O assalariado, que não é pastor e a quem as ovelhas não pertencem, vê o lobo chegar e foge; e o lobo as ataca e as dispersa. Por ser apenas um assalariado, ele não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas, que não são deste redil; também a essas devo conduzir, e elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. É por isso que o Pai me ama: porque dou a minha vida. E assim, eu a recebo de novo. Ninguém me tira a vida, mas eu a dou por própria vontade. Eu tenho poder de dá-la, como tenho poder de recebê-la de novo. Tal é o encargo que recebi do meu Pai”.

                               Conversando com as crianças:

  O Bom Pastor presta serviço por amor e não por dinheiro, ele ama suas ovelhas e vê-las bem é sua maior recompensa. Ele daria a sua vida por elas.
  O Bom Pastor conhece cada uma de suas ovelhas e suas ovelhas o conhecem, que maravilhoso saber que entre tantas pessoas, ele nos conhece a cada um, nos ama, nos ampara e nos protege. Ele também disse: "e tenho outras ovelhas que não são do meu rebanho...Jesus mostra mais uma vez seu grande amor pela humanidade, seria comodo se ele salvasse apenas os que viessem até ele, mais não foi por uns e outros que ele veio, foi por todos nós e como Bom Pastor ele não separa suas ovelhas, mas procura  uni-las num só rebanho.
  E como seriam essas ovelhas que não eram do rebanho de Jesus? Pessoas que estavam cegas para a verdade, que tinham valores fúteis, que viviam de forma errada e ele passou pelas vidas delas levando a Boa Nova, ensinando como viver plenamente. Jesus nunca fez diferença entre suas ovelhas, na verdade ele nos mostrou que não havia diferenças, ele amou o ladrão, a prostituta, o leproso, o cego, o aleijado...E seu amor transformou a vida dessas pessoas que estavam perdidas e  rejeitadas.
  Seguindo mais esse exemplo de amor do nosso Bom Pastor, também não façamos diferença entre nossos irmãos. Jesus disse: -" Dou a minha vida e assim a recebo de novo."Seja bom ao seu próximo, o que oferecer a ele que seja de coração, para que nossas ações possam revelar o Cristo em nós.


                                                                 DINÂMICA
  Explique as crianças que cada vez que você citar uma qualidade, gosto ou atitude que condizer com elas, então elas devem se encaminhar para o seu lado direito, (isso para toda a turminha ao mesmo tempo) porem se alguma delas que já estiverem a direita, ao próximo requisito citado não mais se encaixar ao lado direito sai e volta ao lado esquerdo esperando o próximo requisito.
                                                              
                                                              REQUISITOS:

- Ter a cor dos olhos verdes;
-Torcer para o Palmeiras;
- Usar óculos;
- Que ninguém em casa seja fumante;
- Que goste de cor de rosa.
- Que tenha um cãozinho de estimação;
- Que já tenha morado em outra cidade;
- Que goste de futebol;
- Que tenha um Facebook;
- Que esteja com camiseta de Time;
- Que não tenha namorado(a);
- Que goste de chocolate;
- Que goste de brócoli;
- Que tenha dito te amo para sua mãe, avó ou pai hoje;
- Que ame a Jesus Cristo.

  Depois de tantos vem e vão para se classificar ao grupo do lado direito, converse com eles sobre as diferenças que os mantiveram e os separaram desse mesmo grupo tantas vezes. Somos todos ovelhinhas de Jesus, presenteados com o mesmo amor apesar de nossas diferenças,então saibamos viver com nossas diferenças procurando manter nosso rebanho sempre unido e crescendo em quantidade de ovelhas e qualidade de amor em Cristo.

                                 Atividade de Compreensão e Reflexão ( no caderno)

  Conhecendo-nos como ovelhas de Jesus, façamos uma oração pedindo ao pai que sempre possamos reconhecer a voz do Bom Pastor em nossas vidas, nos momentos em que estivermos perdidos.(Brigados com quem amamos, com raiva no coração, mentira, medo...)


  Se você achar legal pode pedir que façam um desenho representando o que eles mais gostaram do encontro de hoje.




Obrigada pela sua visita, fique com Deus!










terça-feira, 10 de abril de 2012

"Meu Senhor e Meu Deus" (Jo 20,19-31 )

 Comentando o Texto Bíblico com as crianças.


 Tomé não acreditou quando lhe contaram que  Jesus havia ressuscitado, queria sinais, tinha que ver para crer, apesar de tudo que ele presenciou e viveu junto a Cristo ele  ainda precisava de sinais e Cristo lhe mostrou suas chagas pedindo que não fosse mais incrédulo, pedindo que fosse fiel.Como o Messias amigo que vem mais uma vez mostrar o caminho certo e como seguir.
  Quantas vezes recebemos tantas Graças, tantos sinais e não acreditamos? Somos muitas vezes como Tomé, discípulo fiel mais pessimista. Sua tristeza naquele momento difícil o fez enfraquecer na sua fé, ele duvidou apesar de ter estado com  Jesus, duvidou da sua ressurreição apesar de serem seus amigos que lhe trouxessem a Boa Nova.
  Nós também nos nossos momentos difíceis duvidamos da vitória, duvidamos que não estamos sozinhos, que somos muito amados por Deus.
  Tomé ficou conhecido como o discípulo  incrédulo, o que só acreditou na ressurreição depois de confirmar com seus próprios olhos, mas quem somos nós para julgar Tomé, pecamos no momento que apontamos os pecados, as fraquezas do nosso próximo e esquecemos que também cometemos os nossos, também duvidamos. Enxergar  e apontar os erros dos outros é muito fácil, difícil é reconhecer e reparar os nossos.
  Então tiremos mais essa preciosa lição deste texto abençoado e que possamos dizer sem  ver e sem nenhum sinal:  "Meu Senhor e Meu Deus".
  Amém.



   Conte uma bela história onde também houve dúvida para ajudar as crianças a perceberem o quanto a fé é importante e pode fazer toda a diferença


                                                   O Alpinista


Você realmente confia em Deus?
 Contam que um alpinista desesperado por conquistar uma altíssima montanha, iniciou sua escalada depois de anos de preparação. Como queria a gloria só para se, resolveu subir sem companheiros.
Durante a subida foi ficando tarde e mais tarde, e ele para ganhar tempo decidiu por não acampar, sendo que continuou subindo... e por fim ficou escuro.
A noite era muito densa naquele ponto da montanha, e não se podia ver absolutamente nada. Tudo era negro, visualidade zero, a lua e as estrelas estavam encobertas pelas nuvens.
  Ao subir por um caminho estreito, a apenas poucos metros do topo, escorregou e precipitou-se pelos ares, caindo a uma velocidade vertiginosa.
  O alpinista via apenas velozes manchas escuras passando por ele e sentia a terrível sensação de estar sendo segurado pela gravidade.               Continuava caindo... e em seus angustiantes momentos, passaram por sua mente alguns episódios felizes e outros tristes de sua vida.
Pensava na proximidade da morte, sem solução... De repente, sentiu um fortíssimo solavanco, causado pelo esticar da corda na qual estava amarrado e presa nas estacas cravadas na montanha.
  Nesse momento de silencio e solidão, suspenso no ar, não havia nada que pudesse fazer, então gritou com todas as suas forças: 
 - Meu Deus, me ajuda !!!
   De repente, uma voz grave e profunda vinda dos céus lhe respondeu:
  - Que queres que eu te faça?
 - Me salva meu Deus!!!
 - Realmente crês que eu posso salvá-lo?
 - Com toda certeza Senhor !!!
 - Então corta a corda na qual estais amarrado...
 Houve um momento de silencio. Então o homem agarrou-se ainda mais fortemente à corda...
 - Porque duvidas? Não crês que sou Deus e posso livrá-lo?
 -Sim Senhor, mas...
 Se creres verá a gloria de Deus, corta a corda !!!
 Conta à equipe de resgate, que no outro dia encontraram o alpinista morto, congelado pelo frio, com as mãos agarradas fortemente à corda...
 A apenas dois metros do solo...
 E você? Cortaria a corda?

 Às vezes precisamos tomar decisões que testam nossa fé em Deus e para isso não podemos duvidar nunca dele. E nós que estamos tão agarrados às cordas? Será que as cortaríamos?
 Devemos diariamente exercitar nossa confiança em Deus lembrando-nos sempre que “O Senhor nosso Deus nos segura pela mão e nos diz: Não temas, eu te ajudo” Isaias 41:13. 
                                                  
                                    DINÂMICA

TOMÉ, ONDE ESTÁ A TUA FÉ?
Todo mundo já deve ter brincado de Detetive; nesta brincadeira temos como personagem o assassino, o detetive e as vítimas.
Na brincadeira Tomé onde está a tua fé? Teremos novos personagens: Jesus, Tomé e os apóstolos. 
Escreva sobre um papel "Jesus", sobre outro "Tomé" e tantos "Apóstolos" quantos necessários para completar o número de crianças. Dobre os papeis e sorteie.
As crianças se colocam num círculo e Jesus deve discretamente piscar com um olho para qualquer das crianças, enquanto Tomé tenta descobrir qual criança é Jesus.
 Jesus é sinal de vida nova, quando ele piscar, se a criança for um apóstolo deverá dizer:
- Jesus está presente e vivo no meio de nós!
 Tomé não acredita que Jesus esteve presente no meio dos apóstolos porque não o vê, procura descobrir onde está Jesus.
Quando Tomé descobrir, ou pensar que descobriu, este indicará a pessoa dizendo:
- Mestre, é você mesmo!
 Caso a criança que Tomé indicou seja um dos apóstolos, estão quem estiver representando Jesus, manifesta-se dizendo:
- Tomé, onde está a sua fé??? 

 Atividades para o encontro:



Rezemos todos juntos a ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

MENINAS - Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis.
MENINOS - E acendei neles o fogo do Vosso amor.
MENINAS - Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
CATEQUISTA - OREMOS:
MENINOS - Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo,
MENINAS - Fazei que apreciemos retamente todas as coisa, segundo o mesmo Espírito,
E gozemos sempre da Sua consolação,
MENINOS - Por Cristo Senhor Nosso.
TODOS - Amém!

Como você vê a atitude dos discípulos que levaram a noticia da ressurreição de Cristo ao amigo Tomé?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Como você vê a atitude de Tomé que só acreditou após ter visto Jesus e suas chagas?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Obrigada pela sua visita, seja sempre Bem Vindo, fique com Deus!