“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O assalariado, que não é pastor e a quem as ovelhas não pertencem, vê o lobo chegar e foge; e o lobo as ataca e as dispersa. Por ser apenas um assalariado, ele não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas, que não são deste redil; também a essas devo conduzir, e elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. É por isso que o Pai me ama: porque dou a minha vida. E assim, eu a recebo de novo. Ninguém me tira a vida, mas eu a dou por própria vontade. Eu tenho poder de dá-la, como tenho poder de recebê-la de novo. Tal é o encargo que recebi do meu Pai”.
Conversando com as crianças:
O Bom Pastor presta serviço por amor e não por dinheiro, ele ama suas ovelhas e vê-las bem é sua maior recompensa. Ele daria a sua vida por elas. O Bom Pastor conhece cada uma de suas ovelhas e suas ovelhas o conhecem, que maravilhoso saber que entre tantas pessoas, ele nos conhece a cada um, nos ama, nos ampara e nos protege. Ele também disse: "e tenho outras ovelhas que não são do meu rebanho...Jesus mostra mais uma vez seu grande amor pela humanidade, seria comodo se ele salvasse apenas os que viessem até ele, mais não foi por uns e outros que ele veio, foi por todos nós e como Bom Pastor ele não separa suas ovelhas, mas procura uni-las num só rebanho. E como seriam essas ovelhas que não eram do rebanho de Jesus? Pessoas que estavam cegas para a verdade, que tinham valores fúteis, que viviam de forma errada e ele passou pelas vidas delas levando a Boa Nova, ensinando como viver plenamente. Jesus nunca fez diferença entre suas ovelhas, na verdade ele nos mostrou que não havia diferenças, ele amou o ladrão, a prostituta, o leproso, o cego, o aleijado...E seu amor transformou a vida dessas pessoas que estavam perdidas e rejeitadas. Seguindo mais esse exemplo de amor do nosso Bom Pastor, também não façamos diferença entre nossos irmãos. Jesus disse: -" Dou a minha vida e assim a recebo de novo."Seja bom ao seu próximo, o que oferecer a ele que seja de coração, para que nossas ações possam revelar o Cristo em nós.
DINÂMICA Explique as crianças que cada vez que você citar uma qualidade, gosto ou atitude que condizer com elas, então elas devem se encaminhar para o seu lado direito, (isso para toda a turminha ao mesmo tempo) porem se alguma delas que já estiverem a direita, ao próximo requisito citado não mais se encaixar ao lado direito sai e volta ao lado esquerdo esperando o próximo requisito. REQUISITOS:
- Ter a cor dos olhos verdes; -Torcer para o Palmeiras; - Usar óculos; - Que ninguém em casa seja fumante; - Que goste de cor de rosa. - Que tenha um cãozinho de estimação; - Que já tenha morado em outra cidade; - Que goste de futebol; - Que tenha um Facebook; - Que esteja com camiseta de Time; - Que não tenha namorado(a); - Que goste de chocolate; - Que goste de brócoli; - Que tenha dito te amo para sua mãe, avó ou pai hoje; - Que ame a Jesus Cristo.
Depois de tantos vem e vão para se classificar ao grupo do lado direito, converse com eles sobre as diferenças que os mantiveram e os separaram desse mesmo grupo tantas vezes. Somos todos ovelhinhas de Jesus, presenteados com o mesmo amor apesar de nossas diferenças,então saibamos viver com nossas diferenças procurando manter nosso rebanho sempre unido e crescendo em quantidade de ovelhas e qualidade de amor em Cristo.
Atividade de Compreensão e Reflexão ( no caderno)
Conhecendo-nos como ovelhas de Jesus, façamos uma oração pedindo ao pai que sempre possamos reconhecer a voz do Bom Pastor em nossas vidas, nos momentos em que estivermos perdidos.(Brigados com quem amamos, com raiva no coração, mentira, medo...)
Se você achar legal pode pedir que façam um desenho representando o que eles mais gostaram do encontro de hoje.
Obrigada pela sua visita, fique com Deus!