quarta-feira, 28 de março de 2012

DOMINGO DE RAMOS, RELATOS DA PAIXÃO DE CRISTO ( MC 14,1-15 )




                EVANGELHO – Mc 14,1 - 15

  Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

  Faltavam dois dias para a festa da Páscoa e dos Ázimos e os príncipes dos sacerdotes e os escribas procuravam maneira de se apoderarem de Jesus à traição para Lhe darem a morte.
  Mas diziam: «Durante a festa, não, para que não haja algum tumulto entre o povo».
  Jesus encontrava-Se em Betânia, em casa de Simão o Leproso, e, estando à mesa,
veio uma mulher que trazia um vaso de alabastro com perfume de nardo puro de alto preço. Partiu o vaso de alabastro e derramou-o sobre a cabeça de Jesus. Alguns indignaram-se e diziam entre si: Para que foi esse desperdício de perfume? Podia vender-se por mais de duzentos denários
e dar o dinheiro aos pobres. E censuravam a mulher com aspereza.
  Mas Jesus disse:
  Deixai-a. Porque estais a importuná-la? Ela fez uma boa ação para comigo. Na verdade, sempre tereis os pobres convosco e, quando quiserdes, podereis fazer-lhes bem;
Mas a Mim, nem sempre Me tereis. Ela fez o que estava ao seu alcance: ungiu de antemão o meu corpo para a sepultura.
  Em verdade vos digo:
  Onde quer que se proclamar o Evangelho, pelo mundo inteiro, dir-se-á também em sua memória, o que ela fez.
  Então, Judas Iscariotes, um dos Doze, foi ter com os príncipes dos sacerdotes para lhes entregar Jesus. Quando o ouviram, alegraram-se e prometeram dar-lhe dinheiro. E ele procurava uma oportunidade para entregar Jesus.
  No primeiro dia dos Ázimos, em que se imolava o cordeiro pascal, os discípulos perguntaram a Jesus: Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa? Jesus enviou dois discípulos e disse-lhes: Ide à cidade. Virá ao vosso encontro um homem com uma bilha de água. Segui-o e, onde ele entrar, dizei ao dono da casa: ‘O Mestre pergunta: Onde está a sala, em que hei-de comer a Páscoa com os meus discípulos?’ Ele vos mostrará uma grande sala no andar superior,
alcatifada e pronta. Preparai-nos lá o que é preciso.

  Os discípulos partiram e foram à cidade. Encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito e prepararam a Páscoa.
- Palavra da Salvação!
- Glória a Vós Senhor!

                      Conversando com as crianças sobre o texto Bíblico.

  Como vocês recebem uma visita querida em suas casas?
  -Bom àquela mulher recebeu Jesus o melhor que ela podia, não digo pelo valor do perfume, mas a atitude de ter oferecido o seu melhor para agradar a Jesus. Será que nós temos oferecido o nosso melhor para agradar a Jesus?
  Vemos na leitura do Evangelho de São Marcos 14,1-15 que Jesus se preparava para o dia de sua morte, onde na quinta-feira véspera de sua paixão ele já se oferecia como pão, como alimento para nos sustentar no seu amor, alimentando nossa fé.
  Neste Domingo de Ramos nos recordamos de sua entrada em Jerusalém recebido como rei que ele realmente é, mas um rei diferente dos outro demais reis.O rei dos pobres, dos oprimidos, um rei humilde e manso de coração e ele entra na cidade montado em um jumentinho,animal pequeno sem muita beleza ou porte físico, mas que suporta grandes cargas. Eu particularmente penso que esse jumentinho se assemelha muito com o povo de Deus, pessoas que são discriminadas e julgadas como inferiores e fracas por sua humildade, mas capazes de suportar as grandes cargas das diferenças e injustiças impostas contra elas.
 Jesus curou os doentes, levou palavras de esperança por onde passou, deu exemplos com sua vida  e ressuscitou Lazaro, o que fez com que muitas pessoas o recebessem como rei em Jerusalém, mas ele não era o rei que a grande maioria queria, queriam um rei que  destruísse o governo tirano ao fio da espada. Jesus não veio pra condenar os pecadores, mas para salva-los de si mesmos. Jesus que foi traído por seu amigo e discípulo Judas e pelo mesmo povo que gritava na quinta-feira: “Bendito o que vem em nome do Senhor”... Gritou na sexta-feira: “Crucifica-o!”. Esperavam que ele fizesse tudo, esperavam que Jesus curasse o mundo, resolvesse todos nossos problemas, mas o que teríamos aprendido com isso?...Amar o próximo?...Não julgar?...
  Vamos tentar fazer uma reflexão de tudo isso com essa interessante história.
                           
                              A VACA E O PRECIPÍCIO.

  Quando o Mestre e discípulo peregrinavam por distantes pastagens, certa vez foram acolhidos por uma família pobre, muito simpática mas que vivia em condições de miséria. Embora fossem boas pessoas, seus recursos materiais eram muito limitados. Sustentavam-se graças à uma vaca magricela que fornecia o leite para se alimentarem e o pouco que sobrava vendiam para ganhar uns trocos. Na hora da despedida, o discípulo com pena daquelas pessoas perguntou ao mestre se não podiam fazer nada por eles.
O Mestre em sua sabedoria disse:
- Atire a vaca pelo precipício.
- Mas Mestre...
- Atire a vaca no precipício ou suma com ela! - disse o Mestre.

O discípulo, sem compreender a intenção do Mestre cumpriu seus desígnios ainda que muito contrariado. E assim a família ficou sem a vaca.

Os anos se passaram e o discípulo, cheio de remorsos pelo que fizera, não voltou a ter paz. Para se redimir e pedir perdão à família resolveu voltar àquela região. Mas para seu espanto não conseguiu reconhecer a região. Onde antes havia uma região árida, encontrou terras cultivadas. Próximo de onde era o casebre encontrou um palacete. Angustiado supôs que a família fora obrigada a vender a casa e o terreno, pois já não tinham a vaca para sobreviver. Aproximou-se da bela casa e encontrou seus proprietários na piscina, divertindo-se. Para seu espanto verificou que estas eram as mesmas pessoas que antes encontrara, agora com aparência mais saudável e feliz. Sem entender nada, o discípulo perguntou que milagre tinha ocorrido naquele lugar. Com um sorriso no rosto o pai respondeu
- Milagre, nada! Um dia nossa vaca desapareceu. Tivemos de procurar um novo meio de subsistência. Trabalhamos muito e procuramos formas alternativas. Ao longo dos tempos fomos prosperando.
   Então o Discípulo compreendeu a sabedoria do Mestre.
  Será que nós também estamos acomodados, esperando que as coisas boas simplesmente aconteçam e por milagre tudo melhore na nossa vida? Ou estamos atentos e dispostos a mudar nosso paradigma para fazer a diferença, sem medo de enfrentar os problemas, prontos para lutar pelo que acreditamos com fé. Reflitam vocês também!
                                     
                               Atividades



Como vocês receberiam Jesus em suas casas?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O que vocês fariam se estivessem entre as pessoas que estavam vendo Jesus entrar na cidade de Jerusalém montado no jumentinho?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Judas traiu a Jesus, mas e nós, quando magoamos a Jesus?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                                             CONVITE

  A Semana Santa está começando neste Domingo de Ramos, assim como as pessoas que foram ao encontro de Jesus, vamos também nós a Missa de Ramos nos encontrar com Jesus e prestar a ele homenagem  nesta celebração que é o maior momento da nossa fé, a paixão, morte e ressurreição de Jesus, nosso Salvador.




                                          DINÂMICA


  Uma dinâmica muito legal que já fiz com as crianças é a que eu chamo de "Abrindo o Coração!.
  Iniciamos fazendo a oração do Espirito Santo, peço que as crianças respondam com toda sinceridade.  


-Forma-se subgrupos com até 7 crianças cada.
-Formo três filas ( no meu caso, devido ao número de crianças que tenho);
-Separo a frente dos 3 grupos 3 cadeiras com sulfite e caneta em cada uma para que de três em três as crianças anotem o que sentem a cada palavra que digo;
-Digo por exemplo: Jesus; e as três primeiras crianças de cada grupo anotam o que lhes vem a mente,
-Procuro colocar palavras que lembrem o tema trabalhado na catequese. Ex: Domingo de Ramos
-Depois de terminado vemos cada  resposta dos 3 grupos e juntos avaliamos qual resposta foi mais linda, valendo até empatar as três e damos dez ponto por resposta que mais tocou a todos. Costumo dar balas ou pirulitos para todos no final como premiação por terem sido sinceros.
-Coloco também palavras como escola, fazer tarefa e peço que respondam com sinceridade. Depois nós rimos das respostas juntos.
   Da ultima vez fiquei super feliz com as respostas, eu dei o exemplo da palavra Jesus pois eu amei as 3 respostas das crianças, foram: Amor-Amigo-Salvador,  percebi que elas haviam guardado consigo muita coisa boa, sai sentido-me realizada. Experimente!








 Agradeço sua visita, seja sempre bem vindo, que Deus o acompanhe sempre!




segunda-feira, 19 de março de 2012

"Chegou a hora em que o filho do Homem vai ser Glorificado" (jo 12,20-33 )


     No Evangelho de São João vemos um momento em que Jesus, alguns dias antes da sua morte fala como uma pessoa que está angustiada, e Ele admite isso: "Agora sinto-me angustiado! E que direi? 'Pai, livra-me desta hora'? Mas se foi para esta hora que eu vim!" Meditando sobre estas palavras pensemos... Quantas vezes, diante de uma situação importante e decisiva na minha vida, eu me deixei levar pelo caminho mais fácil...

        Será que isso acontece com todas as pessoas? Quando vai se aproximando o momento  de resolver um assunto complicado... Enfim, aqueles momentos em que a gente gostaria de "passar por cima", Acho que isso acontece com todo mundo, sim. Porque até Jesus chegou a pensar na possibilidade.
Acontece que Ele sabia que seria necessário passar por todo aquele sofrimento para que a sua Boa Nova tivesse força suficiente de se difundir por todo o mundo, e todos fossem atraídos a Ele.

      Exemplo:- O objetivo é ficar curado de uma doença? Então preciso ter fé e me comprometer com o tratamento!- Quero alcançar o perdão de alguém? Preciso reconhecer meu erro, arrepender-me sinceramente, e ter a intenção de não voltar a repetir o erro. Enfim, precisamos "morrer" um pouquinho, cada vez que abrimos mão do comodismo, para poder renascer com alegria e objetivo conquistado.
     Mesmo na angústia, assuma a responsabilidade que é sua, pois foi para isso que você viveu todas as experiências da sua vida até agora!Mesmo crianças vocês já experimentaram alegrias e tristezas, momentos de angustia e de medo. E se ainda assim você estiver angustiado, lembre-se que Deus disse: "Glorifiquei e o glorificarei de novo", Jesus disse que "não foi por causa de mim, mas por causa de vós." Deus estará do seu lado SEMPRE!

                       Campanha da Fraternidade ( Convite aos catequizandos )

        Lembremos também da angustia de nossos irmãos doentes em Hospitais Públicos sem boas condições de atendimento, sem ao menos um tratamento digno, crianças, idosos, em corredores servindo de leitos improvisados, outros ainda doentes na rua, sem ao menos um teto. Rezemos pedindo por eles a Oração da Campanha da Fraternidade.


Historia para Dinâmica em grupo  Apaixonado

Um homem muito pobre, sem família, sem trabalho, que com certeza deve ter uma triste história de vida, mas conhecido também com mendigo, ou morador de rua. Bom esse homem, está muito doente, cansado, com dores que o atormentam, muito fraco consegue chegar num posto de saúde, mas já é final de tarde e não tem ninguém lá para atendê-lo. Então o homem resolve dormir por ali pelo chão para logo que possível ser atendido.
O homem tem uma péssima noite de espera, não porque o chão é duro ou porque está frio, mas pelos calafrios e dores causados pela febre.
Finalmente amanhece, mas cansado demais o homem só se dá conta quando ouve pessoas conversando e percebe uma imensa fila de pessoas já formada atrás de sua cama. Nessa fila duas pessoas comentam:
1º pessoa
-Você viu como este posto está abandonado mesmo, até mendigo ta morando aqui, e ainda pega o lugar da gente na fila, é um absurdo!
2º pessoa
-Pior é que eles se aproveitam e roubam quando o posto está fechado e aqui não tem vigia.
E outras pessoas vão chegando e trocando de lugar umas com as outras:
_ Obrigado meu amigo aqui estão os deizão que eu tinha combinado com você pra segurar lugar pra mim.
A Atendente chega ao balcão e já vai avisando:
-Hoje só tem seis vagas pro clinico geral!
O pessoal começa a reclamar.
A Atendente olha para o mendigo indiferente e diz:
-Pode falar Senhor!
Ele começa a contar suas dores e é logo interrompido por ela que diz:
-Sua identidade e carteirinha do posto?
O mendigo:
- Mas eu não tenho nenhum documento.
Atendente:
Então vá tirar sua identidade depois volte, não posso fazer nada pelo senhor!   PRÓXIMO!!!
O homem adoentado e fraco, vai saindo de lado e se deitar novamente num canto no chão e é repreendido pelo médico que pede licença pra passar por ali:
- O Senhor não pode ficar deitado aí porque atrapalha!
E olhando pra toda aquela gente na fila o médico comenta baixinho:
- A essa hora da manhã e já está lotado de gente aqui e o meu salário esta atrasado. Por isso que eu gosto de atender só no meu consultório.
Logo se ouve a voz da Atendente novamente dizendo:
-O pessoal vamos organizar essa fila aí, eu to vendo uma Senhora no final da fila e ela tem preferência.
As pessoas reclamam:
- Mas essa Senhora acabou de chegar nós estamos aqui desde madrugada.
A Atendente:
- Não importa, ela tem preferência, passe para frente minha Senhora.
A Senhora Idosa no final da fila caminha até o balcão e diz:
- Olhe esse rapaz precisa mais de ajuda do que eu dê a então meu lugar para ele!
Atendente com um olhar de descaso diz:
- Mas ele não tem documentos Senhora, não posso fazer a ficha dele e se a Senhora não precisa então me deixe chamar ao próximo!
A Senhora idosa indignada se aproxima do homem e diz:
-Vamos até a minha casa meu filho que vou cuidar de você!

Formar subgrupos, distribuir as seguintes perguntas abaixo:

Alguns de vocês já presenciaram uma situação parecida com essa nas suas vidas?Então conte um a um para seu grupo e escolham a melhor situação para nos contar.
Você acha que apenas o médico pode cuidar das pessoas?O que podemos fazer pra cuidar melhor da nossa saúde e da saúde dos outros?
Digam que relação esse desenho tem com tudo o que falamos hoje:



 

 Encontrei no blog abençoado da Paróquia Santo Antônio de Igaratinga, uma dinâmica que algumas amigas catequistas haviam já me indicado e resolvi compartilhar com mais pessoas  é ótima essa dinâmica!  http://wwwcatequesigaratinga.blogspot.com.br/2012/01/4-encontro-cf-2012.html

            UM OLHAR SOBRE A REALIDADE

MATERIAL: 
·Uma folha de cartolina, desenho do contorno de uma grande mão, pintado de marrom, que servirá para ser a raiz e o tronco da árvore / fita crepe ou cola / várias tesouras / folhas em branco para todos / lápis de cor verde e amarelo (para pintar folhas)
.· Distribuir, para cada um, uma folha de papel em branco e lápis de cor.
· Pedir para desenhar o contorno de uma das mãos com os dedos ligeiramente abertos, pintar de verde  e recortar.
·Pedir que colocassem, num canto, o próprio nome e que, no meio da mão desenhada, escrevam: SAÚDE.
·  Após a confecção das mãos, o catequista apresentará ao grupo o desenho do contorno da grande mão (como se fosse a raiz de uma árvore) e pergunta:
·  De quem pode ser essa mão? (deixar a pergunta no ar).

  




 Você também pode substituir a Mão que será o tronco por tiras de papel onde eles coloquem suas orações:

Obrigada pela visita, deixe seu comentário e leve desde já meu abraço! Fique com Deus!  
http://tracking.technodesignip.com/?action=count&projectid=642&contentid=20561&referrer=-&urlaction=... 



quarta-feira, 14 de março de 2012

“Porque Deus amou tanto o mundo que entregou seu único filho para que todo que nele acredita não mora, mas tenha a vida eterna”.




 

 Era uma tarde quente e ensolarada de verão Um menino brincava tranquilamente com os seus amiguinhos perto de uma estrada movimentada. Quando de repente um dos garotos gritou: “O ultimo que atravessar a rua é um ovo podre”. Todos os meninos saíram em disparada, o pequeno Pedro na tentativa de passar um dos coleginhas não percebe o carro que vinha em uma velocidade considerável, e é atingido por ele. O carro depois de frear e ainda assim bater no menino desliza na direção do corpo do menino, uma das rodas dianteiras para centímetros perto de sua cabeça. Pedro sai debaixo do automóvel sentindo o cheiro de pneus queimados e apavorado corre em direção a sua casa onde encontra segurança nos braços dos pais para chorar de dor. Após sua mãe limpar seus ferimentos, o pequeno Pedro tantas vezes aconselhado para não atravessar a rua sem olhar para os lados, sente medo, mas ainda assim pergunta para seus pais o seguinte:
“Mamãe, papai, sinto muito! Vocês vão me bater?”
Nesse instante seu pai o levanta em um forte abraço contra o peito enquanto sua mãe lhe beija o rosto com lagrimas. Até aquele momento Pedro não sabia o quanto era amado.
                           Catequese( comentando com as crianças)
“Porque Deus amou tanto o mundo que entregou seu único filho para que todo que nele acredita não mora, mas tenha a vida eterna”. 
 E em meio a tantos problemas que nos deixam desnorteados, temos dificuldade em perceber que somos tanto amados e o mais incrível não é que Deus nos ama tanto e sim que ele nos ama tanto quando nem merecemos. Agora na Quaresma tempo em que nos preparamos para a Páscoa, refletimos sobre os nossos pecados, lembrando de Jesus no deserto e as tentações que ele sofreu. Tempo em que choramos a Paixão de Cristo mais uma vez lembrando de seu amor por nós, sentimos suas dores lembrando de seu sacrifício, sua humilhação e aprendemos  com ele uma lição de amor pelo próximo, damos Graças pela sua vitória sobre a morte com sua ressurreição e renovamos nossa fé na esperança de com ele nos encontramos no final de tudo, lembrando de sua Ascensão.
Realmente a luz veio ao mundo, mas o homem preferiu as trevas, ele foi crucificado e morto, pois poucos o defenderam, poucos escolheram a luz da conversão, da salvação, pois tiveram medo que a luz mostrasse seus corações pecadores ao mundo e os desmascarassem.
 E nos dias de hoje, será que muitos não se escondem dessa mesma luz que salva? Deixe que essa luz clareie suas vidas e mostre tudo de bonito que há em vocês, não tenham nunca vergonha de falar com amor e respeito o nome de Deus, tenham orgulho.
 Quem age conforme a verdade se aproxima da luz, para que suas ações sejam vistas, porque são feitas como Deus quer.


           O Antídoto ( Porque Deus amou tanto o mundo...)

  Imagine que é uma tarde de sexta - feira e você está em sua casa.Você liga o rádio. O noticiário está falando de coisas de pouca importância.  Você ouve que numa cidadezinha distante morreram 3 pessoas de uma gripe,até então, totalmente desconhecida. Não presta muita atenção ao tal acontecimento e esquece assunto.
  Na segunda-feira, quando acorda, escuta que já não são 3, mas 30.000,as pessoas mortas pela tal gripe na Índia.
  Um grupo do Controle de Doenças dos EUA foi investigar o caso. Na terça-feira, já é a notícia mais importante, ocupando a primeira página de todos os jornais, pois já não é só na Índia, mas também no Paquistão, Irã e Afeganistão. Enfim, a notícia se espalha pelo mundo. Estão chamando a doença de "La Influenza Misteriosa", e todos se perguntam: Que faremos para controlá-la?
  Então, uma notícia surpreende a todos: A Europa fecha suas fronteiras.
  A França não recebe mais vôos da Índia, nem de outros países dos quais se tenham comentado de casos da tal doença. Por causa do fechamento das fronteiras,você está ligado em todos os meios de comunicação, para manter-se informado da situação e, de repente, ouve que uma mulher declarou que num dos hospitais da França, um homem está morrendo por causa da tal gripe.
  Começa o pânico na Europa. As informações dizem que, quando você contrai o vírus, é questão de uma semana de vida. Em seguida, as pessoas têm 4 dias de sintomas horríveis e morrem.
  A Inglaterra também fecha suas fronteiras, mas já é tarde.
   No dia seguinte, as pessoas começam a se reunir nas igrejas, em oração pela descoberta da cura, quando, de repente, entra alguém na igreja, aos gritos:
" Liguem o rádio! Liguem o rádio! Duas mulheres morreram em Nova
York
!".

  Em questão de horas, parece que a coisa invadiu o mundo inteiro.
  Os cientistas continuam trabalhando na descoberta de um antídoto, mas nada funciona.
  De repente, vem a notícia esperada: conseguiram decifrar o código de DNA do vírus. É possível fabricar o antídoto! É preciso, para isso, conseguir sangue de alguém que não tenha sido infectado pelo vírus. Corre por todo o mundo, a notícia de que as pessoas devem ir aos hospitais fazer análise de seu sangue e doar para a fabricação do antídoto.
  Você vai de voluntário com toda sua família, juntamente com alguns vizinhos, perguntando-se, o que acontecerá. Será este o final do mundo?
  De repente, o médico sai gritando um nome que leu em seu caderno. O menor dos seus filhos está ao seu lado, se agarra na sua jaqueta, e lhe diz: Pai?
  Esse é meu nome! E antes que você possa raciocinar, estão levando seu filho, e você grita:
 "Esperem!" E eles respondem:"Tudo está bem! O sangue dele está limpo, e é sangue puro.
  Achamos que ele tem o sangue que precisamos para o antídoto."Depois de 5 longos minutos, saem os médicos chorando e rindo ao mesmo tempo.
  E é a primeira vez que você vê alguém rindo em uma semana. O médico
mais velho se aproxima de você e diz: "Obrigado, senhor! O sangue de seu filho é perfeito, está limpo e puro, o antídoto finalmente poderá ser fabricado.” O mundo será salvo.  A notícia se espalha por todos os lados. As pessoas estão orando e rindo de felicidade.
  Nisso, o médico se aproxima de você e de sua esposa, e diz: -"Posso
falar-lhes um momento? Não sabíamos que o doador seria uma criança e precisamos que o senhor assine uma autorização para usarmos o sangue de seu filho."
  Quando você está lendo, percebe que não colocaram a quantidade de sangue que vão usar, e pergunta:"Mas, qual a quantidade de sangue que vão usar?"
  O sorriso do médico desaparece e ele responde:
  - "Não pensávamos que fosse uma criança. Não estávamos preparados...
  Precisamos de todo o sangue de seu filho..."
  Você não pode acreditar no que ouve e trata de contestar:
  - "Mas...mas..." O médico insiste: -"O senhor não compreende?
  Estamos falando da cura para o mundo inteiro!
  Por favor, assine! Você, então, pergunta: -"Mas vocês não podem fazer-lhe uma transfusão?
 E vem a resposta: -” Se tivéssemos sangue puro, poderíamos. Assine! Por favor, assine!"
 Em silêncio, e sem ao menos poder sentir a caneta na mão, você assina.
 Perguntam-lhe: -” Quer ver seu filho agora?"
  Você caminha na direção da sala de emergência onde se encontra seu
filho, que está sentado na cama, e ele diz: -"Papai!? Mamãe!? O que está acontecendo?"
O pai segura na mão dele e fala:  -"Filho,sua mãe e eu lhe amamos muito e jamais permitiríamos que lhe acontecesse algo que não fosse necessário, você entende?"
  O médico regressa e diz: -"Sinto muito senhor, precisamos começar,
gente do mundo inteiro está morrendo, o senhor precisa sair?"
Nisso, seu filho pergunta: -” Papai? Mamãe? Por que vocês estão me abandonando?"
  E na semana seguinte, quando fazem uma cerimônia para honrar o seu filho, algumas pessoas ficam em casa dormindo, e outras não vêm, porque preferem fazer um passeio ou assistir um jogo de futebol na TV. E outras Vêem, mas como se realmente não estivessem se importando. Aí você tem vontade deparar e gritar:
  - MEU FILHO MORREU POR VOCÊS!!! NÃO SE IMPORTAM COM ISSO?
   É curioso como acreditamos em tudo aquilo que lemos nos jornais, mas questionamos as palavras de Deus.







Atividades


“Porque Deus amou tanto o mundo que entregou seu único filho para que todo que nele acredita não mora, mas tenha a vida eterna”.
*Depois de ouvir essas histórias maravilhosas me diga quando você sente o amor de Deus em sua vida? _________________________
_____________________________________________________
______________________________________________________
____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________
*Qual foi o momento em sua vida que você se sentiu mais triste até hoje?__________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
*Escolha e copie versículo do Evangelho de Jo 3,14-21 Que você mais gostou________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________ 
*Faça uma oração agradecendo a Deus por ele te amar tanto e aproveite para agradece pelas bênçãos em sua vida:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
*Faça um desenho representando o amor de Deus em nossas vidas:



 











quinta-feira, 8 de março de 2012

O Templo


        O Templo ( Jo 2,13-25)

                           Olá meus Amigos e Amigas Catequistas!
Preparei minha catequese com muito carinho, falando como sempre de uma forma simples para tentar chegar até o coração das minhas crianças, preparei uma dinâmica de grupos para compreender o assunto sem parecer com atividade de escola, já fiz isso outros vezes e eles tem gostado bastante, então aqui ficam minhas humildes dicas.

  Jesus foi ao templo, que era a igreja daquela época para rezar, mas chegando lá encontrou muitas pessoas vendendo diversos produtos e animais, uma verdadeira bagunça, um mercado do povo, com isso Jesus ficou muito bravo e teve uma atitude agressiva que não combina com o que conhecemos de Jesus, mas serve porem para nos mostrar que as vezes devemos ser firmes ao defender os que amamos. Trata-se do bom filho que zela pelas coisas do pai, se formos bons filhos também cuidaremos das coisas de Deus e ficaremos indignados em sua defesa contra as injustiças. Quem não fica  furioso quando alguém ofende seus pais?
             Não quero dizer com isso que devemos pegar um chicote e sair por aí julgando as pessoas pelos seus erros, quem somos nós? Mas devemos cuidar da nossa igreja. 
             A Casa de Deus é um lugar Sagrado e por isso devemos respeitá-la desde o momento que entramos nela, começando pela genuflexão, sem chiclete na boca na hora da missa sem conversar com os coleginhas, sem joguinhos no celular.
Jesus também disse: - Destrua esse templo e eu o reconstruirei em três dias... Ele falava de seu próprio corpo. Também nosso corpo é templo de Deus, nossa vida é presente de Deus, por isso devemos cuidar de nosso corpo, cuidar de nossa saúde, a Campanha da Fraternidade deste ano, nos fala sobre Fraternidade e saúde Publica, e nos lembrar que se meu corpo é templo de Deus o dos meus irmãos também é.
            Levemos como Gesto Concreto para essa semana o compromisso de visitar alguém que esteja doente, mesmo que um vizinho e lembra-lo de rezar, convida-lo a rezar, vamos nos lembrar do forte poder da oração e incluir nas nossas orações diárias os irmãos doentes, crianças hospitalizadas, se você tem um amiguinho que está doente visite-o, convide-o a rezar com você pela melhora ou alguém da família, seja caridoso, se doe de coração ao seu irmão doente, traga a força da fé para alimentar seu espírito, pois para o Espírito sempre a cura se a fé.

                                    A Formiga e a Pomba

            Certa vez uma formiguinha que estava com muita sede, se aproximou de um riacho e acabou sendo puxada pela correnteza, a pobre já estava exausta de lutar pela vida quando uma pomba que passava por ali a viu se debatendo e decidiu lhe jogar uma folha. Assim a formiguinha subiu na folha e flutuou até a margem.
          Distraída pousada em um galho a pomba nem percebeu que um caçador a tinha em sua mira, mas antes que ele apertasse o gatilho sentiu uma forte picada no calcanhar, neste momento a pomba percebeu a presença do caçador e fugiu.

                                    Dinâmica:
          Formar subgrupos com no Maximo cinco crianças
          Distribuir envelopes com questões a serem respondidas pelo grupo
          Questões iguais para todos:
* Escolher um nome para o grupo que tenha a ver com os temas tratado no encontro.
* Qual assunto trata a Campanha da Fraternidade?
*De que Templo Jesus falava?
*Qual o nome da igreja de sua paróquia?
* Em que tempo litúrgico nós estamos?
* Quando agimos em nossas atitudes agimos como a pomba?
*Quando em nossas atitudes agimos como a formiga?
*Quando em nossas atitudes agimos como o caçador?
*Fazer uma oração pelos nossos irmãos doentes?(todos do grupo devem fazer a oração, cada oração valera pontos, mas somente uma oração a oração que eles acharem mais bonita deverá ser escolhida pelo próprio grupo).
          Quando todos terminarem, devem apresentar suas respostas e num consenso com a Catequista deve se avaliar qual nome de grupo ficou mais bonito e dentro dos temas, com a opinião das crianças que devem ser instruídas a serem sinceras e não escolher o seu próprio grupo, também juntos escolher a melhor oração.

   

                            Teatrinho para Missa Infantil


 Teatrinho o Templo

Personagens: Coroinha 1 ( C1 ) coroinha 2( C2 ) e o vendedor ( V )

V - E aí meninas, vai bala aí? Também tenho chicle!
C1 - O que você está fazendo?
V-Não tah vendo toh vendendo doce ué?
C2 - Mas aqui na casa de Deus?
V - Opa! Toh vendendo doces, hoje a  missa é  infantil e eu aproveito pra pedir pra Deus me ajudar a vender, afinal ele ajuda a todos não é?
C1 - Você não pode fazer da casa de Deus um mercado!
V - Qual é a de vocês? Chegam mais cedo na missa, não compram nada e ainda querem me dar liçãozinha, vocês são só crianças!
C2 - Nós chegamos mais cedo porque somos coroinhas e mesmo sendo crianças conhecemos  os ensinamentos de Jesus e sei que ele deve estar muito chateado com você
V - Qual é eu não TO roubando ninguém, é só bala e chiclete véi ! da pra comer sem ninguém ver durante a missa, depois é só disfarçar e colar debaixo do banco.
C1 - É falta de respeito chupar bala ou mascar chiclete na igreja, principalmente sujar a Casa de Deus, fora os papeizinhos que ficam jogados no chão.
V- Oloko Véi! Só toh tentando sobreviver, que mal a nisso?
C2 - Jesus disse: “Dê a  Cezar o que é de César e a Deus o que é de Deus”... Você não vai a catequese não é?
V - Ah de vez em quando eu apareço lá, só pra minha mãe não reclamar, pra fazer obrigação
C1 - Se você fosse a catequese e a missa sempre, como as criança que estão aqui hoje, você veria a Casa de Deus como um lugar sagrado.
C2 – Isso mesmo! E o senhor trate de guardar esses doces , sentar no banco e prestar muita atenção ao que o Padre vai explicar, Entendeu?
V – Falo!

 Será apresentado na Missa Infantil de Domingo dia 11/03/2012
Postarei as fotos logo seja apresentado.
Obrigada a todos, bjs e fiquem com Deus!

( Toda dica e critica construtiva é bem vinda)